sábado, 30 de março de 2013

RIO PRETO ESTÁ DENGOSA



Eu não conheci dona Noeli Pereira.

Sei apenas que ela era uma rio-pretense, uma brasileira, uma mulher de 49 anos, mãe de oito filhos, que precisou de atendimento médico e morreu após quatro dias de “calvário”, como escreveu a jornalista Daniela Penha, em reportagem bem apurada e bem escrita, no Diário da Região.

Os médicos aprenderam rápido. Pobre doente ou está com virose ou com dengue. E pronto. É moda numa cidade onde o prefeito, que é médico (fisiatra), deixou que uma epidemia de dengue se alastrasse. Negligência médico do prefeito? Negligência do prefeito? Ou negligência do médico que foi eleito prefeito? Talvez, por ser fisiatra, Valdomiro não tenha conhecimento global como médico. Mas, para ser fisiatra, ele não teve antes que fazer um curso de Medicina?

Daniela Penha registra em sua reportagem que a cidade tem 3.254 casos de dengue diagnosticadas. E uma morte confirmada. Essa morte, mais a de Noeli Pereira, devem ser credenciadas ao curriculum vitae do Sr. Prefeito Valdomiro.

Apesar de que, segundo penso, ele não liga a mínima para o que acontece com o povo de Rio Preto. Ele quer apena$ o dele. E quanto mai$ melhor.

Quem vai pagar o pato nesse crime? O médico da UBS do Santo Antônio. Com certeza. Ele vai responder pela negligência do governo que o obriga a atender um paciente a cada dois minutos. Ou vão criminalizar o Hospital Ielar, que recebeu a paciente já com estado avançado da doença que a matou?

Será que o prefeito e seu staff vão tentar manipular o laudo do IML? Não acredito que os médicos do IML vão se dobrar à sanha valdomirista.

E o Sr. Prefeito? Ele mora num palacete no Dahma 1 e deve estar muito preocupado com a saúde do povo que mora na periferia.

Este mesmo povo que referendou seu mandato de prefeito (o povo achou que ele foi muito bem no mandato anterior com o seu jingle irriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitante do “era assim, ficou assim”.

Agora o Sr. Prefeito decretou estado de emergência no município. Claro. Vai poder comprar e gastar sem licitação, do jeito que o Sr. gosta. Nem que para isso seja preciso que pessoas morram. Isso tem nome, Valdomiro. E alguém vai pagar esta conta, tenha certeza disso.

Já que a pequena oposição na Câmara Municipal não conseguiu aprovar a CPI da Saúde, vamos a público exigir a CPI DA NOELI. Com certeza, nesta CPI vamos conhecer o funcionamento interno da Saúde em Rio Preto.

Os médicos não podem parar. Ficaria ainda pior a situação do povo. Por isso, a sociedade precisa se unir e exigir que a Saúde seja investigada.

Cadê o Conselho Municipal de Saúde?

O que dizem os conselheiros?

Os conselheiros estão com o rabo entre as pernas? Ou são meros tecnocratas e burocratas da Saúde que acham que a epidemia de dengue a porte de pessoas nas portas da UBSs não tem nada a ver com eles?

A morte de Noeli Pereira é a ponta de um novelo que pode descortinar para a cidade o descaso e o desprezo do prefeito Valdomiro Lopes pelo povo rio-pretense.

Um comentário:

  1. Moro na Boa Vista. Já contrai dengue por duas vezes. Meu organismo, sei lá por que cargas d'água, atrai mosquitos por demais. Foi terrível! Só quem passou pela dengue sabe realmente como é. Na segunda vez o médico mi alertou que se ñ tivesse o devido cuidado, a doença poderia se transformar em dengue hemorrágica, complicando o quadro ainda mais, podendo chegar a óbito. Que susto! Mas, graças a Deus e ñ a político irresponsável algum, estou vivo, e bem. O descaso e possivelmente a corrupção infectaram até mesmo "A Saúde". Lamentável senhores governantes. Lamentável que enganem tão bem a população, a ponto de serem benificiados com um novo mandato. Lamentável ter políticos que só enchergam o próprio umbigo. E o que vejo no meu bairro, é uma máquina de veneno desacomodada nas costas de um ser que deve adorar o seu trabalho, passar na minha rua uma vez por ano e olha lá. Termino meu comentário com mais um #Lamentável...

    ResponderExcluir