domingo, 28 de outubro de 2012

DE OLHO NO SEMAE


O prefeito reeleito Valdomiro Lopes está de olho no dinheiro do Semae para cobrir o rombo nas contas da Prefeitura. A questão é grave. A Constituição Federal não permite que o Executivo meta as mãos no cofre das autarquias. Por isso são autarquias, porque não estão sob o domínio de prefeitos gulosos e vorazes.

Como a lei não permite, o prefeito Valdomiro pretende enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal para autorizá-lo a fazer a besteira.
Segundo consta, o prefeito não tem como fechar suas contas. Estourou os gastos da Prefeitura e precisa do dinheiro do Semae para fechar sem dívidas. Sem fechar as contas, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, ele fica impedido de tomar posse.

O dinheiro do Semae salva a sua pele, mas abre um caminho complicado: o Ministério Público com certeza vai questionar a constitucionalidade da lei. Até sair o julgamento final, após todos os recursos que serão interpostos, Valdomiro terá ganho o tempo que precisa. Consome-se ai dois anos de mandato.
O pior de tudo é que a Câmara Municipal,com os vereadores que ai estão (muitos deles magoados por não terem sido reeleitos), vai aprovar o projeto, mesmo eivado de inconstitucionalidade. Se isso acontecer, esses vereadores e o prefeito estarão dando o maior passa-moleque que o povo de São José do Rio Preto terá em toda a sua história.

A pergunta crucial é: será que o movimento #vergonhariopreto sozinho dará conta de barrar esse verdadeiro assalto ao dinheiro do povo? Maçonaria, Rotary’s, instituições e entidades, assim como o povo, vão continua inertes?

Homens do prefeito, escalados para defende-lo nas redes sociais, fazem ouvidos moucos às leis, acostumados que estão a ver o prefeito Valdomiro sair-se bem de todas as enrascadas judiciais que enfrentou até então. E assim caminha o Município. Se o prefeito tiver acesso ao dinheiro do Semae e lá na frente a Prefeitura for obrigada e devolve-lo aos cofres da Autarquia, alguém vai pagar o pato e esse alguém é a população. O prefeito se safa e nós pagamos a conta.

Fiquemos de olhos. O projeto de lei para rapar o cofre do Semae deve chegar à Câmara nos próximos dias e ser votado em regime de urgência urgentíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário