sexta-feira, 22 de março de 2013

VERGONHA 1X0 PAULERA



A decisão do presidente Paulera de barrar a entrada de pessoas trajando bermudas e camisetas (e chinelo de dedo, penso) é uma vitória retumbante dos integrantes do movimento #vergonhariopreto. Se eu fosse do movimento, passaria o tempo todo das sessões arranchado na porta da Câmara Municipal, no passeio público, com apitaço e panelaço.
Paulera deve ter tido o apoio da maioria dos vereadores para tomar essa decisão. Coisa inédita até na Câmara dos Deputados, onde índios caminham de calção e sem camisa. Paulera é um homem inteligente e corajoso, mas neste caso específico a Câmara rio-pretense se apequenou. Nunca, desde 1894, o nosso Legislativo chegou a um nível tão baixo a ponto de impedir a entrada de pessoas por causa de sua vestimenta. Daqui uns dias Paulera vai exigir traje social completo para os municípios (ou seja, nós, pagadores de impostos e pagadores dos salários e dos gastos nababescos dos senhores Edis).
Que pena que os vereadores rio-pretenses se prestam a isso e apoiam essa vergonha.
E que pena que o povo daqui a quatro anos não mais se lembrará disso.
Aquela foto publicada pelo Diário da Região mostrando um homem sem uma das pernas sendo impedido de entrar na Câmara por estar de bermuda é o fim da picada.
Quando candidatos, os atuais senhores vereadores abraçaram milhares de homens de bermudas, com e sem camisetas, muitos exalando os vapores etílicos da cachaça e sovacos sem desodorante e com banho vencido. Tomaram cafés em xícaras sujas, água em copos de limpeza duvidosa, frequentaram muquifos, barracos e bocas de lixo. Agora, eleitos, de terno e gravata, cheirando a lavanda, os senhores vereadores não podem mais receber pessoas de bermuda... – ou apenas os integrantes do #vergonha?
E já tem gente sentindo saudade do Oscarzinho.
E tem muita gente achando que essa Legislatura tem tudo pra ser pior que a que saiu.
Pupo, Rillo, Jean e Celi vão ter muito trabalho para dar um verniz de credibilidade para o Legislativo. Que pena que alguns novos vereadores apenas substituíram os piores.
Quer queiram ou não, senhores vereadores, os meninos do #vergonhariopreto fizeram história e espero que não esmoreçam e que não seja essa proibição ignóbil que os façam desistir de acompanhar os passos e atos de cada um dos vereadores rio-pretenses. Avante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário