domingo, 11 de dezembro de 2011

MIL E UMA COISAS PRA FAZER



A sociedade atual é interessante. Se algo faz sucesso, vira moda e tudo se torna uma repetição obsessiva sem fim. Dan Brown emplacou a novela “The Da Vinci Code” e daí por diante surgiram uma dúzia de livros sobre códigos e Madalenas e outros besteiróis. Não que o livro de Brown não seja bom; nem os demais. O que enche é a mesmice. Agora vem a tal da cabana. Deus na cabana, a cabana de Deus, a cabana e não sei quem. Um saco!
São ondas. Lembra-se de quando saiu aquela série de livros sobre Cabul? Foi a mesma praga. Ninguém sabia o que era Cabul. Nem mesmo os geógrafos e viajantes como Chris Stankovic sabiam que Cabul era a capital do combalido Afeganistão. Ai apareceu a menina que roubava livros, o livreiro que vendia livros em Cabul e o soltador de pipas... uma avalanche de coisas chatas como os livros de magia escritos especialmente para as mentes juvenis formadas diante da chatice da televisão aberta.
Agora tem uma série nova. Mil e uma coisas pra você fazer antes de morrer. Bom... é um paradoxo, pois todos vamos morrer mais cedo ou mais tarde. Mil e um lugares para você conhecer antes de morrer. Mil e um filmes para você assistir antes de render a alma ao Criador. Mil e um livros para você ler antes de assentar o cabelo. Erasmo Carlos deve soltar daqui uns dias o livro mil e uma mulheres para você transar antes de desinfetar o beco...
Na onda do mil e um eu resolvi dar meu pitaco e dizer algumas coisas que quero fazer antes de esticar os cambitos. Você também deveria fazer a sua lista. Como pretendo morrer em 2052, ainda tenho bons 40 anos pra viver neste belo e lindo planeta. Minha lista é boa e não chega a mil e uma coisas. Algumas devo morrer sem fazer, como voar um caça X-35 Joint Strike Fighter sobre a imensidão do Pacífico e pilotar uma Ferrari nas ruas de Mônaco.
Mas outras farei, como degustar um Château Mouton-Rothschild ou qualquer vinhozinho da série “the blue chips” que faz brilhar os olhinhos de alguns emergentes que a gente conhece. Na falta de um bom assemblage da Salton fico contente com um Cheval Blanc ou um Haut Brion ou quem sabe um Petrus... Ontem eu fiquei muito feliz e plenamente satisfeito tomando um malbec Cruz Alta, presente de Laerte Teixeira da Costa.
Dos mil e um lugares que ainda quero conhecer antes de bater as botas, vislumbro na minha mente a avenida Federal, de Porangatu; a avenida Internacional, que separa ou liga as cidades da Ponta Porã e Pedro Juan Caballero; e a cidade branca de Corumbá. Claro que penso ir a Braga, em Portugal; ao Havre, na França; a São Tomé e Príncipe, a Trinidad y Tobago e às Ilhas Maurício. Também é certo que quero visitar Oslo e Copenhague, Lima e Dirce Reis, Nairóbi e Buriti Alegre.
Antes de entrar no caixa-prego quero almoçar no Fasano e jantar no Terraço Itália, visitar uma plataforma da Petrobrás e fazer um cruzeiro de navio pelas ilhas gregas (principalmente agora que eles estão em crise!). Quero velejar no Caribe e deslizar na neve dos Alpes suíços. Na impossibilidade de ter tudo, que tal ser abduzido por um OVNI e visitar a cidade dos Sete Planetas situada em lugar incerto e não sabido dos Andes? Ah, e um jantar romântico a luz de velas com Gillian Anderson no papel de Dana Scully num recanto qualquer do meio-oeste dos Estados Unidos da América do Norte sem a chatíssima presença de Fox Mulder? E, se não for com a Dana, ficarei muito honrado em traçar uma pizza com Mariana Ximenes no Bexiga.
Entre tantas coisas pra fazer antes de abotoar o paletó quero voltar a Maceió e tomar um sorvete de rapadura no Picuí do Nordeste; um sorvete de Uxi no Cais do Porto de Belém do Pará (onde nasceu o pobrezinho numa manjedoura...) e outro de tapioca em João Pessoa. Uma moqueca capixaba em Guarapari, um lombo de bode em Mogeiro, um churrasco gaucho num galpão criolo ou uma costela marruada do Piau, ali na estrada de Schmitt, após umas boas tulipas de chope da Riopretana, já que é caminho...
É, ainda tenho mil e uma coisas pra fazer antes de embarcar para a cidade dos pés juntos, como saborear um franguinho assado com recheio de gairóva ali em Cosmorama!




Nenhum comentário:

Postar um comentário