segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

VISÃO DO MUNDO




Recebi na semana que passou o novo livro de Laerte Teixeira da Costa: “Visão do Mundo Sindical Sobre o Brasil”. É uma coletânea de textos assinados por ele e por Ricardo Patah. Os dois militam no sindicalismo do lado de cá do balcão do capitalismo. Patah preside a União Geral dos Trabalhadores do Brasil (UGT-Brasil) e Laerte é o vice.
O livro aborda vários assuntos e problemas brasileiros e mundiais do século 21 com muita reflexão e, de certa forma, na medida do possível, despido do “sindicalicismo” habitual. São 321 páginas com textos e algumas com fotos de Patah, entre elas fotos com Lula e Obama.
Com selo da Editora Salinas, de São Paulo, o livro dos sindicalistas carece de ficha catalográfica de instituições sérias como a Câmara Brasileira do Livro (CBL) ou do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Uma falha normal quando o autor trabalha com editores amadores. Assim como carece de ISBN (International Standart Book Number), na verdade um simples código de barras. Catalogação e ISBN dão identidade ao livro. Sem isso, o livro de Laerte e Patah, apesar de ótimo não está enquadrado na Lei do Livro. Coisa séria para quem é sindicalista. Pior de tudo, isso custa em torno de 90 reais.
Entretanto, essa falha não compromete o conteúdo. A leitura é boa, os textos fluentes e os assuntos atualíssimos, de grande valia para quem quer conhecer os meandros da política e da economia em âmbitos nacional e internacional, com opiniões abalizadas, modernas e, o melhor de tudo, imparciais e isentas de ideologismo barato.
O livro deles me reporta à biografia que escrevi sobre o sindicalista Paulo Fernandes Lucania, que nunca saiu da editoração. Ele morreu de câncer antes de o livro ser encaminhado para impressão. A viúva dele não moveu uma palha pra preservar a imagem de Lucania, nem a nova diretoria da Federação dos Comerciários. Mas o original está comigo, aguardando, quem sabe, um centenário de nascimento... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário