sábado, 2 de março de 2013

VALDOMIRINHO E A CPI DA SAÚDE


O prefeito Valdomiro Lopes precisa mesmo ter medo da CPI da Saúde. Em especial se ela fosse levada a cabo pela oposição. A situação da Saúde em São José do Rio Preto é caótica. E não adianta culpar o secretário atual, Valter Negrelli Junior. Ele já pegou o carro andando – aliás, o carro enguiçado e atolado até os eixos. 

Se Negrelli aceita conselho de um amigo: - cai fora enquanto é tempo. Você não precisa disso; não enlameia sua biografia dando respaldo a este governo ruim, mal falado e malfadado.

Logo nos primeiros dias do primeiro mandato, em 2009, Valdomiro deu início ao desmonte da Saúde. Os dois últimos secretários, Cacau Lopes e Arnaldo Almendros, haviam conseguido dar à Saúde no município um destino, um norte. O que Valdomiro fez? Trouxe para comandar a Saúde pública da cidade um médico militante da saúde privada. Não questiono a competência de José Victor Manilha, com “currilucum” recheado de diplomas de boas universidades e escolas dos Estados Unidos. Mas ele não era o homem certo para cuidar da nossa Saúde.

Para desmontar a Saúde, Valdomiro e seus asseclas (que não são poucos) atacaram o Conselho Municipal de Saúde. De forma violenta, eles desalojaram os conselheiros e meteram cadeados nos portões. Ninguém entra. Organizou uma eleição com manobras e jogo baixo para eleger gente sua e ter maioria na direção do Conselho. Desbaratou o que estava dando certo e jogou no campo do quanto pior melhor. A presidente de então, que não era do seu time, recebeu o devido castigo para aprender a ver quem é que manda mesmo!

O coronel Valdomiro inaugurou uns postinhos (UBSs) que o Edinho Araujo havia começado e terminado. Ao invés de equipar as ditas UBSs, Valdomiro disse que não tinha dinheiro e demorou um ano ou mais para inaugurar cada uma delas, do seu jeito, usurpando para si o trabalho iniciado ex-prefeito. Aliás, ex-prefeito que subiu no seu palanque, no segundo turno, contra João Paulo Rillo. Edinho provou do fel valdomirístico.

Não bastasse, Valdomiro batizou os novos postinhos (ah, me esqueci; agora são UBSs. Unidades Básicas de Saúde). Pintou de vermelho e azul, dando suas cores, deu nome aos postinhos mas “esqueceu” de colocar os nomes na fachada. Até Nelson Nagib Gabriel, que passou parte do seu primeiro mandato esculhambando sua postura como prefeito, foi homenageado. Em vida. Não que Nelson Nagib Gabriel não mereça ser homenageado com o nome de uma UBS! Ele merece. Mas Valdomiro deu seu nome à UBS com o claro intuito de calar-lhe a boca. Eta Valdomiro.

Acho que o Nelson não mordeu essa isca.

Valdomiro também construiu um Centro de Referência da Mulher (em terreno destinado por lei para abrigar um parque ambiental) lá perto da ponte Maria Benta. E fez uma obra bonita lá na avenida Danilo Galeazzi. São obras vistosas, em vermelho e azul. Vê-se de longe. Mas e daí? Cadê o toque humano? Cadê os médicos para atender o paciente com dignidade e decência? Ou será que um médico consegue atender com dignidade um paciente em dois minutos?

Mas vocês vão me dizer: olha, o Valdomiro é médico. É fisiatra! E daí que ele é médico. Ele não foi eleito pra ser médico e sim pra ser prefeito.

Sendo médico e sendo prefeito, ele tinha obrigação de dar ao rio-pretense o melhor serviço de Saúde pública que a cidade jamais viu.

Mas o que ele nos deu? Desmonte da Secretaria Municipal de Saúde nas mãos de um médico da iniciativa privada, José Victor Maniglia (não sei, mas a impressão que tenho é que Maniglia lava as mãos com álcool e detergente cada vez que aperta a mão de um pobre – se é que um dia apertou mão de pobre). Talvez eu esteja enganado. Engano-me com muita frequência toda vez que faço juízo de valores. Quero estar enganado dessa vez.

Desmontou o Conselho de Saúde. Deixou faltar remédios (remédios, Valdomiro!!! Ah, que indecência, um médico deixar faltar remédios para os pobres!). E o atendimento nos bairros? Gente morrendo de dengue! Gente morrendo sem atendimento médico competente. Há uma epidemia de virose na cidade. Tudo agora é virose. Uma pessoa chega na UBS (ah, ou seria UPA?) com apendicite supurada e o médico avia virose! A pessoa morre. Culpa do médico que tem dois minutos para atender o paciente ou culpa de um sistema insano determinado pelo prefeito e seu secretário de Saúde?

Agora os novos vereadores deram uma lição na cidade. Lição de sabujice. Enquanto meia dúzia de vereadores assina uma CPI para investigar a real situação da Saúde no município, a maioria, cabrestada pelo Executivo, dá um passa moleque nos colegas e em toda a cidade. O prefeito diz que a CPI “é caso de polícia”. Ele tem razão. É caso de polícia mesmo, mas para ele. Ele ainda vai virar caso de polícia quando um pai de família com sangue nas ventas perder um ente querido numa UBS por negligência imposta por um sistema de Saúde aviltado a mando do senhor prefeito, o Coronel Valdomirinho...

Do que Valdomiro tem medo?

Por que Valdomiro tem medo da CPI da Saúde proposta pela oposição?

Ele tem muito para esconder. Tem muito a perder. E os nossos vereadores (entre alguns sabujos recém-eleitos) já disseram a que vieram. Os caras pedem voto pra população, para defender os interesses da população, mas quando chegam à Câmara se “vendem” por ninharias (via de regra por serviços públicos que o poder público tem obrigação de fazer). O cara diz “ah, se eu não votar com o prefeito ele não me atende”. Há, vá plantar batatas, meu caro. Fala a verdade. Você é um vereador de mentirinha, uma vaquinha de presépio, como diria o ex-vereador Antonio de Freitas.

Coitada dessa cidade!

2 comentários:

  1. òtimo artigo Lelé, precisamos de pessoas como vc que tem a coragem de falar o que realmente acontece . EStou triste por Rio Preto.

    ResponderExcluir
  2. Põe tristeza nisso, Maria Julia. Em termos de saúde, a cidade está penando. Mas os vereadores preferem puxar osaco do prefeitão Valdomiro do que investigar o que realmente está acontecendo.

    ResponderExcluir