sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

AGIR JÁ!


Eu não sou lulopetista. Não defendo nem Dilma, nem Lula. Mas essa campanha que estão fazendo contra os dois e o PT não é boa para o País. O Brasil não é isso que está escrito nesta mensagem. Quem acredita nisso não conhece o Brasil. O povo brasileiro é um povo laborioso e o que nos empobrece de verdade é o preconceito, a ignorância e a malevolência instalada em nossos corações. Quando adotamos um ponto de vista temos a tendência natural do ser humano de não enxergar as coisas com clareza. O Brasil não é São Paulo. O Brasil, mesmo em estados considerados ricos, como o Rio Grande do Sul, está longe do cenário que temos em São Paulo.


Vejamos bem. No Brasil, presidente, governadores e prefeitos não governam sozinhos. Eles não tem autonomia para dar um passo sequer se os Legislativos não lhe derem aval. O presidente podem até emitir MPs, mas se o Congresso não valida-las elas se tornam ilegais e sem efeito.


O grande problema desse sistema é que ele gera corrupção (a raiz está visível e exposta). Para ter suas ações aprovadas, o presidente "compra" as bancadas de deputados federais para ter maioria (essa é a raiz do mensalão, que existe desde sempre; os imperadores romanos já comparavam senadores há 2.500 anos); os governadores compram maioria nas Assembleias e os prefeitos compram maioria nas Câmaras. Não importa quem ocupe o cargo, é uma prática horrorosa que está em vigor. 
A corrupção na política é grande e nefasta. Mas a corrupção no Judiciário e nas Polícia é um desastre. Não é apenas para a política que devemos voltar nossos olhos, é para tudo neste país. Temos corrupção instalada desde o flanelinha nas ruas (que nos cobram para estacionar o carro em locais públicos) e passa por médicos, hospitais, planos de saúde, advogados salafrários, juiz que vendem sentença, promotores que fazem a vista grossa em troca de mimos, fiscais municipais, estaduais e federais, agentes penitenciários, açougueiros que te enganam no corte da carne, empresários, industriais, o funcionário público que mede obras e pesa lixo, empreiteiros, encanadores, eletricistas, professores que vivem à toa munidos de atestados médicos, e por ai vai. Ah, e tem as tais de agencias reguladoras... (ANA, ANATEL, ANAC...)
A FIFA é o maior antro de corrupção do mundo. Todo o futebol do mundo está eivado de corrupção. Portanto, reportagens como essa que se estão distribuindo contra o Brasil pesa contra nós mesmos, não é contra o governo. Não é contra o Lula ou a Dilma. É contra a imagem do Brasil como um todo. Quem é França para falar de corrupção no Brasil?


Todo mundo dizia mal do Valdomiro no primeiro mandato e ele foi reeleito no primeiro turno. Agora, ninguém votou nele. Quando a Dilma estava em campanha, o PT fez um jantar no Manoel Carlos e muita gente que hoje está descendo a lenha nela estava naquele jantar e provavelmente votou nela. O correto é a pessoa dizer o seguinte: "eu votei nela e me decepcionei". Isso é honestidade. Eu votei em Dilma para presidente e quando faço uma avaliação do governo dela com os anteriores não fico nem decepcionado nem admirado: é a mesmice de todos. Dizer que Dilma é pior ou melhor que Lula, FHC, Collor e Itamar é chover no molhado. Excetuando Sarney, é igual a todos, nem mais nem menos. O modelo é o mesmo: neoliberalismo disfarçado de socialismo democrático e moderno. 


Precisamos mudar o sistema político vigente. Precisamos adotar o voto distrital, financiamento público de campanha (quem recebe dinheiro de empresas não tem liberdade para votar em projetos de interesse do segmento daquela empresa), diminuir o fundo partidário e distribui-lo de acordo com as votações federais, estaduais e municipais; reserva obrigatória de 30% das cadeiras dos Legislativos para mulheres; punição rigorosa para o uso de caixa 2 nas eleições; fidelidade partidária; endurecimento cada vez maior com os fichas sujas, afastamento imediato dos acusados de corrupção e CADEIA NELES; adoção da democracia direta/participativa urgente com referendos populares eletrônicos para votações federais, estaduais e municipais e plebiscito para assuntos que mexem com a vida das pessoas como a questão do aborto, embriões de célula-tronco, etc e etc...


Sem isso, nada muda. Ficar em casa disparando mensagens de indignação não vai mudar as coisas. O que muda é a ação. Vamos agir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário