quarta-feira, 5 de março de 2014

MILITARES NUNCA MAIS




Dizem que a memória do povo é curta. Às vezes sou tentado a acreditar que sim. Mas minha parte racional me diz que não. 

Curta é a memória de um pequeno grupo de maus brasileiros que está choramingando pela volta dos militares ao poder. Como se os militares não tivessem aprendido a duras penas como é lidar com políticos corruptos. 

Se tem uma coisa que os militares brasileiros não querem hoje é voltar ao poder com as armas nas mãos. 

Por que não? 

Primeiro porque não existe mais a ameaça comunista. O comunismo caiu com o esfacelamento da URSS e da Cortina de Ferro. Não há mais Guerra Fria. A China, única potencia comunista que restou, é mais capitalista que o imperialismo inglês do final do século 19. Moscou não tem mais ouro para financiar a tomada do poder por grupelhos comunistas daqui e dali. A ameaça externa que justificava 1964 não existe mais. Os brasileiros revoltados com a situação política atual não sabem que jamais, em qualquer período, nem mesmo na época dos militares, tantos políticos foram presos e condenados por corrupção. 

A prisão dos mensaleiros é inédita e recorde no país. Nunca um ex-ministro esteve atrás das grades. Se o Tribunal tirou os caras da cadeia, isso não é culpa da democracia. Os culpados são os homens togados que deviam preservar a lei e que decidiram pelo achincalhe ao invés da seriedade. Então, a corrupção atingiu foi o cerne e a cabeça do Judiciário. 

Os neoarenistas que estão convidando para a marcha de 22 de março pedindo o retorno dos militares tem olhos estrábicos quando se fala de história do Brasil. Que tal prender os ministros que votaram à favor dos mensaleiros. 

Pedir a volta dos militares é como levar um paciente com apendicite supurada e o médico operá-lo de catarata. O procedimento está errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário