sábado, 13 de dezembro de 2014

RIO PRETO D - O SHOW DO PRAÇA

Publicado no Jornal DHoje em 12/12/14





O Praça Shopping encontrou o caminho para se tornar a referência do Natal em Rio Preto. As apresentações feitas nesta semana comprovaram que, se fizer bem feito o povo comparece, será presente. O Praça Shopping e a Acirp salvaram o Natal do centro da cidade. O mais interessante é saber que o projeto esteve amparado pelo PROAC, o que revela que os empresários da região começaram a descobrir que investir em dedução fiscal é bom negócio para todos.

No caso do espetáculo maravilhoso exibido na fachada do Praça Shopping, o projeto teve apoio de duas usinas de açúcar, a Caravelas e a Colombo. Mas poderia ter mais empresas envolvidas. A cidade deixa de investir quase 10 milhões de reais por ano por ignorância fiscal ou simplesmente por preguiça ou desconhecimento. Boa parte do dinheiro que vai embora em impostos poderia ficar na cidade para investimentos em arte, cultura, esportes e assistência social por meio das renúncias fiscais dos governos federal e estadual.

Fiquei imensamente feliz em ver o nome do meu amigo Ly Sarkis entre os organizadores do espetáculo, com os arranjos e produção musical, juntamente com o estúdio Fênix. Conheço o Ly do tempo em que seus filhos, o Tanis e a Musi, eram crianças. Hoje são pais e o Ly e a Clenira são avós. Ficaram idosos os meus amigos, mas não perderam o pique. Não tive ainda o prazer de conhecer Leonardo Kédi nem Lúcia Chediék, então aproveito este espaço e parabenizo-os pelo trabalho magnífico. O show de iluminação de Chediék merece um prêmio. Eliana Fonseca e Zuleica de Carvalho também estão de parabéns e provaram que santo de casa faz milagre, sim. A maestrina Zuleica eu conheço há bom tempo; é mulher do meu amigo Zeca Moreira. Além de música, ela é formada em Matemática e Pedagogia e é regente do Coral da Unesp.

Gostei muito dos bonecos da Cia. Cômica Teatro de Bonecos. 

Eu vi, com meus olhos, milhares de cabeças levantadas na praça Rui Barbosa, de olhos brilhantes e riso estampado nos rostos, para acompanhar o espetáculo. Sei e aposto que daqui uns anos a praça será pequena para tanta gente que virá ver o espetáculo do Praça. Aliás, penso que eles terão que apresentar este show todos os dias do mês de dezembro. Claro que isso reverterá em compras, em consumo. 

Quem sabe, seguindo o exemplo do Praça, os comerciantes do Calçadão resolvam se associar para transformar o centro da cidade num grande show natalino como acontece nas principais espaços comerciais do mundo. As luzes de New York também começaram aos poucos.

Ah, ainda sobre as duas praças do centro, Rui Barbosa e D. José Marcondes, é simplesmente uma vergonha vê-las tomadas de assalto por um bando de vagabundos que se autodenominam “moradores de rua”. É preciso e necessário distinguir muito bem quem é morador de rua por fatalidade e necessidade e quem é simplesmente vagabundo.

Registro aqui meu aplauso aos administradores do Praça Shopping pelo majestoso espetáculo, estendendo os aplausos o regente Márcio Zanuazi, aos atores Aderson Nils e Pedro Capeli e aos maravilhosos integrantes dos corais da Unesp, do Colégio Artemaior e de Ilha Solteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário